Sergio Telles

João SERGIO Siqueira TELLES, psicanalista e escritor. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo), onde coordena o grupo “Psicanálise e Cultura” e faz parte do corpo editorial da revista “Percurso”. Obras recomendadas pelo Autor:

25/11/23 – Super Supervisão: não existiria som se não houvesse o silêncio

Evento Presencial Local: UNIP Campus Paraíso Endereço: Rua Vergueiro, 1211 – Aclimação, São Paulo – SP, 01533-000 Convidados Especiais Rodrigo Clemente Ballalai  Psicólogo, psicoterapeuta de orientação psicanalítica.  Mestre em Psicanálise e Sociedade pela Unesp de Assis Izelinda Garcia de Barros  Psiquiatra (Medicina USP), analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro efetivo da Associação …

21/10/23 – Encontro do CEPSI

Estão abertas as inscrições para o 27º Encontro do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Prof. Ryad Simon – CEPSI que reunirá personalidades da cena psicanalítica para debater o tema Violência e Compaixão: Manifestações do Ser Humano e a Clínica Psicanalítica. Este ano o evento, em parceria com a UNIP, será presencial e terá lugar …

16/09/23 – Reunião cultural: Análise do Filme “Close” por Sérgio Telles – Sedes Sapientiae

Deixar a infância e ingressar na adolescência não é uma travessia fácil. O encontro com a sexualidade é traumático, modificando de forma definitiva o contato com o Outro. Sérgio Telles João SERGIO Siqueira TELLES, psicanalista e escritor. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo), onde coordena o grupo “Psicanálise e Cultura” …

19/08/23 – Reunião científica: “ONTEM  CHOVEU  NO FUTURO.” (Ester Sandler – SBPSP)

A partir de fragmentos de experiências clínicas, proponho uma reflexão sobre a concepção de psicanálise contemporânea e a adesão intempestiva e acrítica a alguns de seus conceitos. A ordenação  cartesiana de tempo e espaço, distorce a apreensão da descontinuidade da existência, da complexidade da vida mental e do pensamento científico. É dentro dessa ordenação que …

17/06/23 – XXIV SIMPÓSIO – “sonhar, representar, sublimar: a Psicanálise hoje.”

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 09:20h – Solidão e angústia – Os aspectos primitivos das relações objetaisAutor: Luiz Fernando Martinez Sant’Anna 09:55h – As linhas de fragilização da anatomia fantasística e a possibilidade deSubjetivação: Sonhando sonhos não sonhadosAutor: Carlos Eduardo Ortolani Prado de Moura 10:30h – Comentadora: Profª. Dra. Gina K. Levinzon – CEPSI – USP – …

27/05/23 – Reunião Cultural: Sonhar… Em tempos sombrios.

“Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.” (Van Gogh, Cartas a Théo) Sonhos: tema caro aos psicanalistas, mesmo porque protótipo das formações do inconsciente. A escuta dos sonhos na clínica ainda faz parte de nosso instrumental? Ou guarda algo de nostálgico? Até que ponto podemos ser fiéis ao Freud  …