27/04/2024 – Reunião cultural: O humor e sua função: Explorando o humor e a falta dele como um reflexo da experiência de aniquilamento

SOBRE JACQUES STIFELMAN Médico formado em 1984 na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA, curso de especialização em psiquiatria na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo nos anos 1985 e 1986, médico psiquiatra concursado pelo Estado de São Paulo, tendo trabalhado no Pronto Socorro do Hospital Psiquiátrico da Água Funda …

26/03/2024 – PORQUE ESTUDAR WINNICOTT HOJE?

Aula Aberta e Gratuita Participe da nossa atividade preliminar ao curso “Winnicott na clínica psicanalítica: teoria e prática”! Você já se perguntou por que estudar Winnicott é tão relevante nos dias de hoje? Junte-se a nós para uma discussão envolvente e esclarecedora sobre a importância contínua das ideias de Winnicott em nossa prática clínica atual. …

Sergio Telles

João SERGIO Siqueira TELLES, psicanalista e escritor. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo), onde coordena o grupo “Psicanálise e Cultura” e faz parte do corpo editorial da revista “Percurso”. Obras recomendadas pelo Autor:

25/11/23 – Super Supervisão: não existiria som se não houvesse o silêncio

Evento Presencial Local: UNIP Campus Paraíso Endereço: Rua Vergueiro, 1211 – Aclimação, São Paulo – SP, 01533-000 Convidados Especiais Rodrigo Clemente Ballalai  Psicólogo, psicoterapeuta de orientação psicanalítica.  Mestre em Psicanálise e Sociedade pela Unesp de Assis Izelinda Garcia de Barros  Psiquiatra (Medicina USP), analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro efetivo da Associação …

21/10/23 – Encontro do CEPSI

Estão abertas as inscrições para o 27º Encontro do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Prof. Ryad Simon – CEPSI que reunirá personalidades da cena psicanalítica para debater o tema Violência e Compaixão: Manifestações do Ser Humano e a Clínica Psicanalítica. Este ano o evento, em parceria com a UNIP, será presencial e terá lugar …

16/09/23 – Reunião cultural: Análise do Filme “Close” por Sérgio Telles – Sedes Sapientiae

Deixar a infância e ingressar na adolescência não é uma travessia fácil. O encontro com a sexualidade é traumático, modificando de forma definitiva o contato com o Outro. Sérgio Telles João SERGIO Siqueira TELLES, psicanalista e escritor. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo), onde coordena o grupo “Psicanálise e Cultura” …

19/08/23 – Reunião científica: “ONTEM  CHOVEU  NO FUTURO.” (Ester Sandler – SBPSP)

A partir de fragmentos de experiências clínicas, proponho uma reflexão sobre a concepção de psicanálise contemporânea e a adesão intempestiva e acrítica a alguns de seus conceitos. A ordenação  cartesiana de tempo e espaço, distorce a apreensão da descontinuidade da existência, da complexidade da vida mental e do pensamento científico. É dentro dessa ordenação que …

17/06/23 – XXIV SIMPÓSIO – “sonhar, representar, sublimar: a Psicanálise hoje.”

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 09:20h – Solidão e angústia – Os aspectos primitivos das relações objetaisAutor: Luiz Fernando Martinez Sant’Anna 09:55h – As linhas de fragilização da anatomia fantasística e a possibilidade deSubjetivação: Sonhando sonhos não sonhadosAutor: Carlos Eduardo Ortolani Prado de Moura 10:30h – Comentadora: Profª. Dra. Gina K. Levinzon – CEPSI – USP – …