FREUD E A CLÍNICA PSICANALÍTICA DA ATUALIDADE

“A experiência analítica convenceu-nos da completa verdade da afirmação de que a criança psicologicamente é pai do adulto e que os acontecimentos de seus primeiros anos são de importância suprema em toda a sua vida posterior.” (Sigmund Freud)


Início: 13/08/2021.


Orientador acadêmico: Profa. Dra. Kayoko Yamamoto.


Coordenação: Maria Eugênia Fernandes e Rita de Cassia Stelluto.


Corpo docente: Profs.:  Iolanda Rosemary Martins, Lígia Teixeira Martins, Luzia Nelsa de Almeida Winandy, Madalena Aparecida de Andrade, Maria Regina de M. Friedmann(Maia), Maria Eugênia Fernandes, Maria Lydia Manara de Mello, Miriam Rebello, Paulo Taranto Reis, Regina Camarotto e Yara Malki.


Objetivo: O curso “Freud e a clínica psicanalítica da atualidade” é oferecido desde 2005 pela Associação de Psicoterapia Psicanalítica e tem por objetivo oferecer aos profissionais que trabalham com saúde mental e áreas afins a oportunidade de conhecer os conceitos básicos da Psicanálise e sua aplicação clínica. Serão abordados e discutidos os conceitos freudianos como os elementos basilares que norteiam toda a compreensão do funcionamento mental inconsciente e seus desdobramentos na prática psicanalítica.


Aulas: às 6as feiras das 8h às 10h.


Carga horária: 32 horas.


Local: Online


Investimento: 4 x R$290 reais.


Público Alvo: Profissionais de Psicologia e de outras áreas que queiram conhecer os princípios da Psicoterapia Psicanalítica.


Conteúdo programático:


Os sonhos e o funcionamento do inconsciente; Mecanismos de condensação e deslocamento. Processo primário e secundário. O sonho como via régia para o acesso ao inconsciente.

Os conceitos de sexualidade infantil e Complexo de Édipo; Fases do desenvolvimento libidinal; A sexualidade como estruturante do psiquismo e determinante de nossos modos de relação.

Os dois princípios do funcionamento mental: princípio do prazer e princípio de realidade. O fantasiar e o desenvolvimento do processo de pensar e a simbolização.

A transferência como deformação dos complexos infantis e a contratransferência. A transferência como resistência dentro do processo analítico.

O narcisismo e o investimento do ego como objeto de amor. A nova ação psíquica. Libido do ego e libido objetal. Narcisismo primário e secundário e o autoerotismo.

Os estados normais de luto e sua diferenciação da melancolia. A identificação narcísica com o objeto. Os estados de euforia e triunfo característicos da mania.

Pulsão de vida e pulsão de morte introduzindo a nova concepção para o conflito psíquico.  O conceito de compulsão à repetição. A dominância do princípio do prazer.

A 2a tópica: Id, Ego e Superego. As dimensões inconscientes do Ego e a introdução do conceito de Superego como instância psíquica. O Id como o polo pulsional da personalidade.

Alguns tipos de caráter encontrados na clínica. O sentimento inconsciente de culpa e as resistências dentro do processo analítico.

 A teoria da ansiedade. Os sintomas e sua diferenciação das inibições. A ansiedade como sinal de perigo e sua relação com as neuroses.

Os alcances e limites da psicanálise. Fatores decisivos e os impeditivos para o sucesso de uma psicanálise. A questão da força dos instintos.


Datas das aulas:

AGO    13, 20, 27

SET      3, 10, 17, 24

OUT     1, 8, 15, 22, 29

NOV     5, 12, 19, 26


Inscrições: secretariaapp@uol.com.br ou Tel. e whatsapp: (11) 98895-2722.