Organizações Psíquicas na Clínica Psicanalítica (Online ⭐️)

“Você tem dúvidas a respeito de critérios diagnósticos em Psicanálise?
Para estabelecer um diagnóstico clínico é necessário compreender as psicodinâmicas subjacentes às diferentes formas de estruturação psíquica, o que nem sempre é tarefa fácil.
Muitas vezes pode ser difícil diferenciar a estrutura borderline da maníaco-depressiva ou das personalidades adictivas.
O que dizer da estrutura depressiva e dos quadros de angústia?
Como compreender as crises de pânico, os pacientes somatizadores e qual a dinâmica subjacente às compulsões presentes nos neuróticos obsessivos?
O tratamento desses quadros clínicos costuma apresentar muitos desafios e envolve uma compreensão profunda dos dinamismos inconscientes por parte do psicoterapeuta.
Venha discutir conosco estes temas extremamente instigantes e aperfeiçoar seu raciocínio clínico.
Aguardamos vocês!”


Início: a confirmar (2024)


Orientador acadêmico: Profa. Dra. Kayoko Yamamoto.

Coordenação: Maria Eugênia Fernandes e Rita de Cassia Stelluto.

Corpo docente: Luzia Nelsa de Almeida Winandy, Maria Eugênia Fernandes, Maria Regina de Moura Friedmann, Regina Camarotto e Rita Stelluto.


Objetivo: Oferecer um panorama das principais formas de sofrimento psíquico encontradas no trabalho clínico, focalizando a psicodinâmica presente em cada uma sob o vértice psicanalítico. A abordagem teórica envolve os conceitos freudianos e pós-freudianos no sentido de alcançar uma visão atualizada do funcionamento mental.


Aulas: ás sextas-feiras(quinzenalmente) das 10h15 às 12h15

Carga horária: 16 horas.

Local: Online.

Investimento: 4 x R$290 reais.


Público Alvo: Psicólogos, estudantes e todos aqueles que desejam compreender melhor a natureza humana.


Conteúdo programático:

  • O paciente borderline e os estados limítrofe. A condição psíquica intermediária entre a neurose e a psicose e a instabilidade afetiva. Automutilação e tendências suicidas. Angústias subjacentes e a dificuldade de diferenciação de outros quadros clínicos.
  • Os transtornos do pânico e fobias. As crises de angústia e a ação da pulsão de morte. A supressão de funções básicas do self e a ruptura do contato com si mesmo. A fragilidade do ego e as angústias de morte.
  • A neurose obsessiva e o comportamento compulsivo. Os pensamentos mórbidos, auto- recriminações e sua condição debilitante da existência.
  • A condição depressiva, melancolia e tendências suicidas na adolescência. Os aspectos autodestrutivos da personalidade.  O comportamento suicida como um pedido de ajuda.
  • Formas patológicas de amor e o narcisismo. Relações viciantes e a intolerância à separação. O ciúme delirante. A dependência patológica.
  • Pacientes somatizadores. A expressão de conflitos e angústias via sintomas corporais. A ausência de continência mental.
  • Transtornos alimentares. Anorexia e bulimia. O culto excessivo ao corpo, distorções da imagem corporal, a auto destrutividade e sentimentos de culpa.
  • As adicções como uma forma de sofrimento psíquico e as fixações infantis. Relações de dependência crônica e a questão da codependência. A adicção como uma patologia do objeto transicional.  O conceito de relacionamentos adictivos.

Datas das aulas: a confirmar (2024)


Inscrições: secretariaapp@uol.com.br ou Tel. e whatsapp: (11) 98895-2722.