“Melanie Klein descobriu que o brincar da criança é uma via de comunicação das fantasias e conflitos inconscientes presentes em seu psiquismo, tendo o mesmo status da associação livre do adulto. Isto lhe permitiu desenvolver a técnica da psicanálise de crianças e tratar dos distúrbios que perturbam seu desenvolvimento. A infância adquiriu um novo significado com as descobertas kleinianas.”
Início: 12/03/2021.
Orientador acadêmico: Profa. Dra. Kayoko Yamamoto.
Coordenação: Maria Eugênia Fernandes e Rita de Cassia Stelluto.
Corpo docente: Maria Eugênia Fernandes e Rita de Cassia Stelluto.
Objetivo: Fornecer noções sobre a teoria e a técnica do trabalho psicanalítico com crianças, tendo como base o referencial kleiniano e winnicotiano, bem como a compreensão do brincar como linguagem primordial na infância, o qual possibilita o acesso ao mundo interno e aos conflitos inconscientes da criança.
Aulas: Sextas-feiras (quinzenalmente) das 10h15 às 12h15.
Carga horária: 16 horas.
Local: Online.
Investimento: 4 x R$200 reais.
Público Alvo: Profissionais e estudantes de Psicologia e outras áreas afins.
Conteúdo programático:
– Considerações gerais sobre o processo psicodiagnóstico e as entrevistas com os pais;
– A técnica psicanalítica através do brincar, sua história e significado;
– Especificidades técnicas da clínica infantil;
– Os conceitos kleinianos de posições esquizoparanóide e depressiva, mecanismos primitivos, fantasia inconsciente, conceitos de voracidade e inveja primária;
– O enfoque winnicottiano, desenvolvimento primitivo, falso self, a mãe suficientemente boa, objetos e fenomenos transicionais;
– A importância da compreensão das dinâmicas familiares e sua influência no desenvolvimento emocional da criança.
Datas das aulas:
Março: 12, 26.
Abril: 16, 30.
Maio: 14, 28.
Junho: 18.
Julho: 2.
Inscrições: secretariaapp@uol.com.br ou Tel. e whatsapp: (11) 98895-2722.