A CLÍNICA PSICANALÍTICA DA CRIANÇA (Online ⭐️)

“Melanie Klein descobriu que o brincar da criança é uma via de comunicação das fantasias e conflitos inconscientes presentes em seu psiquismo, tendo o mesmo status da associação livre do adulto. Isto lhe permitiu desenvolver a técnica da psicanálise de crianças e tratar dos distúrbios que perturbam seu desenvolvimento. A infância adquiriu um novo significado com as descobertas kleinianas.”


Início: a confirmar (2024)


Orientador acadêmico: Profa. Dra. Kayoko Yamamoto.

Coordenação: Maria Eugênia Fernandes e Rita de Cassia Stelluto.

Corpo docente: Maria Eugênia Fernandes e Rita de Cassia Stelluto.


Objetivo: Fornecer noções sobre a teoria e a técnica do trabalho psicanalítico com crianças, tendo como base o referencial kleiniano e winnicotiano, bem como a compreensão do brincar como linguagem primordial na infância, o qual possibilita o acesso ao mundo interno e aos conflitos inconscientes da criança.


Aulas: Sextas-feiras (quinzenalmente) das 10h15 às 12h15.

Carga horária: 16 horas.

Local: Online.

Investimento: 4 x R$290 reais.

Público Alvo: Profissionais e estudantes de Psicologia e outras áreas afins.


Conteúdo programático:

  • Considerações sobre o processo psicodiagnóstico e sua importância na identificação das problemáticas emocionais presentes na criança e em sua relação com o grupo familiar. Definição dos objetivos terapêuticos.
  • A técnica psicanalítica através do brincar como a ferramenta principal para alcançar o psiquismo inconsciente da criança, seus conflitos e fantasias. O brincar como a linguagem através da qual ela dramatiza, expressa e personifica suas angústias bem como vivencia suas relações.
  • A importância da escuta da criança considerando seu comportamento e toda sua comunicação para além das palavras como uma forma de associação livre que possibilita o acesso a seu mundo interno.
  • A caixa lúdica, o setting, o material utilizado e os problemas que surgem no dia-a-dia do analista de crianças. As principais questões técnicas presentes na situação terapêutica. A questão da interpretação.
  • As contribuições kleinianas para a compreensão do desenvolvimento emocional primitivo.  Os conceitos de posições esquizoparanóide e depressiva, mecanismos de defesa primitivos, fantasia inconsciente, complexo de édipo primitivo, voracidade e inveja primária.
  • O enfoque winnicottiano sobre as relações iniciais mãe-bebê, o conceito de mãe ambiente e mãe suficientemente boa, holding e preocupação materna primária. A criatividade e o vir a ser em direção ao gesto espontâneo. O conceito de objetos e fenômenos transicionais e falso self. – A importância da compreensão das dinâmicas familiares e sua influência no desenvolvimento emocional da criança. A criança como emergente e porta-voz do grupo familiar. O acompanhamento dos pais.
  • A importância da compreensão das dinâmicas familiares e sua influência no desenvolvimento emocional da criança. A criança como emergente e porta-voz do grupo familiar. O acompanhamento dos pais.

Datas das aulas: a confirmar (2024)


Inscrições: secretariaapp@uol.com.br ou Tel. e whatsapp: (11) 98895-2722.